Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Disponível no www.submarino.com.br

Fotos de Receitas do livro. Todas são diferentes das do blog.

Loading...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pão Sem Glúten Rápido e Fácil sem Fermento!

pão 006


Tenho recebido muitos recadinhos no blog e no facebook, assim como por e-mails, de pessoas que não acertam fazer os pães com fermento biológico. A principal reclamação é que os pães não crescem.
Sinceramente não sei como resolver o problema dessas pessoas, só acompanhando todo o processo para entender o que pode estar acontecendo.

Mas geralmente, os problemas são:
- Fermento velho, ou líquido muito quente, ou marca de fermento que não é boa, ou tempo insuficiente para crescimento.

Como não posso estar presente na casa de vocês, hoje deixarei uma receita muito prática de pão salgado, onde usamos o fermento químico ao invés do biológico. Não precisa bater muito com a batedeira para sovar a massa, não precisa deixar crescer... é só misturar e levar ao forno. O resultado é surpreendente!

pão 001


Pão Rápido:

- 2 xícaras da seguinte mistura de farinha sem glúten: (2/3 de xic. de farinha de grão de bico, 1/3 de xic. de farinha de arroz, 1 xic. de amido de milho, 1 xic. de polvilho ou fécula de mandioca);
OBS: Na impossibilidade da farinha de grão de bico, use outra farinha integral como de feijão branco, de milho, de amêndoas. O amido de milho também pode ser substituído por qualquer outro amido.

- 1 e 1/2 colheres das de chá de CMC;

- 2 colheres das de sopa de açúcar;

- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;

- 2 colheres das de chá de fermento químico para bolo;

- 1 e 1/2 colheres das de chá de sal;

- 2 ovos + 1 clara;

- 3 colheres das de sopa de óleo;

- 1 xícara de leite vegetal misturado a 1/2 colher das de chá de sumo de limão.


Modo de fazer:

1º Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte e enfarinhe uma forma de pão pequena.

2º Em uma vasilha, misture os ingredientes secos.

3º Na vasilha da batedeira, bata os ovos e a clara. Adicione os ingredientes líquidos. Deixe um pouco de leite vegetal para misturar somente ao final, talvez não seja preciso usar toda a quantidade. Junte a mistura líquida aos ingredientes secos. Bata em velocidade baixa até formar uma massa parecida com a de bolo. Aumente a velocidade e bata mais um minuto.

4ª Transfira para a forma preparada e asse até que ao enfiar um palito no centro do pão, este saia limpo. Transfira para uma grade e deixe esfriar.

35 comentários:

  1. O pão sem fermento fica ótimo,obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. vou testar essa receita, já estou com vontade

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudia. Amei o pão. Ficou uma delícia. Fiz com a farinha de amêndoa, ao invés de farinha de grão de bico e ficou excelente.

    Congelei. Amanhã vejo se fica melhor descongelando no forninho ou microondas (ou os 2, rsrsrs).

    Eu já sou cliente do Chalah do seu livro, agora sou desse também.

    Aguardo ansiosa por seu livro de pães :)

    Bjs :D

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo! Descongelou super bem. Crocante nas bordas e macio no meio.

    Obrigada pela receita super fácil :)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Obs.: Descongelei no forninho elétrico.

    ResponderExcluir
  6. claudia porque vc não coloca o video com voce fazendo alguns de seus pães?
    seria otimo e proveitoso,um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Neyde Dimitropoulos9 de fevereiro de 2012 08:35

    Neyde 09/02/2012 - tenho muitas duvidas; no preparo da farinha usei a de feijão branco pq não encontrei de grão de bico, preparei a farinha e usei 02 xícaras dela, sobrou um pouco desse preparo que fiz isso era para acontecer mesmo? usei vinagre no lugar do limão, e no lugar do açucar normal usei o demerara, e no final o pão não cresceu e ficou escura a massa, onde eu errei, para tentar fazer de novo.

    ResponderExcluir
  8. Fiz esse pão ontem e ficou muito bom! Porém tive que fazer algumas substituições como por ex, troquei a farinha de grão de bico por farinha de amendoa, o açúcar por adoçante forno e fogão, o leite vegetal por leite de soja light.

    ResponderExcluir
  9. Olá me chamo Shirley e sou sua leitora a pouco tempo, não posso comer nada que contenha gluten, e nem lactse. Comprei seu livro e estou ADORANDO. Como ainda sou nova nesse assunto de receitas, pois tinha o hábito de comprar tudo pronto, tenh algumas dúvidas:
    1) 3col de sopa de oleo (pode ser qualquer oleo)?
    2) fermento químico para bolo não é o biologio seco né? onde compro? é aquele fermento fresco? (como disse sou nova na cozinha)
    3) o que é leite vegetal? O de arroz eu consumo (mas não é de arroz) qual seria, e onde compro - moro no interior do PR.

    Agradeço, e-mail: shirley04@uol.com.br
    Shirley (Parabéns pelo livro)

    ResponderExcluir
  10. Posso fazer essa receita com a farinha sem gluten AMINNA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder pode, mas provavelmente o resultado não será o mesmo.
      Não sei como ficaria, nunca fiz.
      Abçs

      Excluir
  11. OLÁ!TUDO BEM? ESPERO QUE SIM! POR FAVOR QUAL O TAMANHO DA FORMA E A CAPACIDADE EM LITROS QUE FOI USADA PARA FAZER ESTA RECEITA DE PÃO? QUERO MUITO FAZER ESTE PÃO,POIS TENHO INTOLERANCIA A LACTOSE,E VOU TENTAR FAZER COM LEITE DE SOJA.AGRADEÇO DE CORAÇÃO SE PUDER ME ORIENTAR.
    MUITO OBRIGADA E FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma utilizada para este pão é a forma de pão pequena.
      Não sei quais são as medidas, mas não é difícil saber.
      Geralmente os vendedores sabem o que é uma forma para pão pequena.
      Abçs

      Excluir
  12. OLÁ! TUDO BEM CLAUDIA? MEU NOME É AKEMI E MORO NO JAPÃO,TENHO UM MARIDO COM INTOLERANCIA A LACTOSE E UM FILHO DE 5 ANOS QUE É AUTISTA,NO QUAL ESTOU INTRODUZINDO A DIETA AOS POUCOS NA VIDA DELE,QUERO FAZER ESTE PÃO,MAIS TENHO AS SEGUINTES DÚVIDAS EM RELAÇÃO AS FARINHAS USADA NO PREPARO E GOSTARIA DE SUA AJUDA SE POSSÍVEL,POR FAVOR A FARINHA USADA NESTE PÃO COMO SUBSTITUIÇÃO SERIA A DE POLVILHO DOCE OU AZEDO? E TAMBÉM ESTA FARINHA USADA NA FALTA DA FARINHA DE GRÃO DE BICO,NO QUAL VC SE REFERE USAR DE MILHO,SERIA O FUBÁ COMO SUBSTITUTO.GOSTARIA DE DIZER QUE FIZ SUA RECEITA DE LEITE CONDENSADO DE ARROZ,MAIS SUBSTITUI POR LEITE DE SOJA,E DEU SUPER CERTO E APARTIR DESSA RECEITA FIZ UM PUDIM,QUE SAIU MARAVILHOSO E NÃO DEIXOU NADA A DESEJAR PARA O PUDIM DE LEITE TRADICIONAL,MEU MARIDO AMOU,POIS AQUI NÃO TEMOS O LEITE CONDENSADO DE SOJA INDUSTRIALIZADO COMO SE ENCONTRA AÍ NO BRASIL,E TAMBÉM ENCONTREI SEU LIVRO A VENDA AQUI NO JAPÃO EM UMA LIVRARIA DIRECIONADA AO PÚBLICO BRASILEIRO QUE MORA AQUI NO QUAL JÁ ENCOMENDEI O MEU.
    VOU DEIXAR O LINK PRA VC CONFERIR: http://livrariaupstage.com/index.php/pedagogia-psicologia/autismo-esperanca-pela-nutric-o.html
    CONTINUE COM ESTE SEU LINDO TRABALHO,E QUE DEUS ILUMINE SEMPRE VC É SUA FAMILIA.
    MUITO OBRIGADA.
    AKEMI
    JAPÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Akemi, mt obrigada, fiquei super feliz com o seu e-mail! Nossa... que orgulho de saber que meu livro tá até no Japão!
      Para substituir as farinhas vc pode usar polvilho doce e fubá.
      Obrigada pelo carinho, felicidades e boa sorte pra vcs!!!!

      Excluir
  13. Olá Claúdia, virei sua leitora assidua... rsrs há algumas semanas tive uma crise alergica por causa de excesso de gluten e lactose, então estou me readaptando a nova alimentação e a cozinha ( nunca fui amante dela rsrs).

    Como estou numa fase de desintoxicação não posso consumir ovos, e gostaria de saber se nesta receita de pão é possivel substituir o ovo pela linhaça ou por ontra coisa?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Cláudia ! Deus me fez te encontrar...não suporto mais esse negócio de alergia...mais se tenho que conviver com ela...essa receita desse pão pode me dizer quanto tempo levar no forno ??? Minutos ... esse leite vegetal é leite de soja ??? O óleo pode ser substituido por azeite extra virgem ??? Se eu não achar o CMC aqui em Salvador-Ba..existe algum outro produto que eu possa substituir pelo menos até eu adquirir o CMC ?? Deus te abençõe...Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, não sei quanto tempo de forno, mas não abra o forno antes de meia hora. Depois disso, teste e veja se precisa de mais tempo assando e vá monitorando.
      Leite vegetal pode ser o de soja se vc não fizer restrição a soja.
      Pode usar azeite.
      Leia a postagem do CMC.
      bjs!

      Excluir
  15. Claúdia do Céu !!!! Achei o CMC aqui em Salvador...nossa como eu tô feliz !!!! Há achei seu livro também nas AMERICANAS e já comprei...espero acertar fazer as receitas...acordei hoje tão triste por não saber o que fazer com essa alergia a glúten e Lactose...e de repente encontrei seu blog...eu fico impressionada com o cuidado que Deus tem com a gente...ele me mostrou vc..Deus lhe abençõe...abençõe sua família...Bj

    ResponderExcluir
  16. Oi Cláudia! Tenho alergia a limão. Posso substituir por alguma outra coisa?? Obrigada mesmo!! Abração

    ResponderExcluir
  17. Silvana, substitua por vinagre de maçã na mesma quantidade.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia... como estou fazendo uma dieta hipo-alergênica e também não posso nada que venha da maçã, tentei com vinagre de arroz. Mas alguma coisa não deu certo. Tentei duas vezes, como o pão cresceu bastante, me disseram que a minha forma era muito pequena, então na segunda tentativa dividi em duas formas. Mas nas duas vezes, após tirar do forno o pão murchou, ficou todo grudado e chato. Usei goma xantana ao invés do CMC, mas isso acho que não é o problema né. Meu forno é elétrico e assei por 1 hora. Tens idéia de qual pode ter sido o problema? Queria tanto que desse certo... Abraço!!

      Excluir
    2. Não faço ideia do que pode ter acontecido Silvana.
      Abçs

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Claudia
    Dou-lhe os parabéns pelo excelente site que aqui tem. Voçê é uma mãe e pessoa maravilhosa pelo que eu consigo ver e ler, no face e aqui.
    Àcerca de 2 meses soube que sou intolerante a diversos alimentos tais como o trigo,espelta, cuscus,lactose, a soja, milho, a clara do ovo, a levedura do pão e da cerveja. O choque foi grande , mais foi importante saber pois ando a sofrer àcerca de 19 anos e ninguem sabia o que tinha. Descobri o seu site e fiquei maravilhada pois ajudou-me imenso. Embora por enquanto eu ainda esteve muito restrita na alimentação pois estou a fazer uma desintoxicação do figado. Gostaria de saber se existe alguma "coisa" que susbstitua a levedura do pão. Outra coisa já me cadrastrei aqui mas não recebo as receitas.
    Beijinhos
    Susana
    susanafilipe71@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Cláudia, queria fazer um pão que dificilmente eu consiga errar. Não tenho muita prática e estou recém ingressando nesse mundo das dietas sem gluten e sem caseína por causa de meu bebê diagnosticado recentemente. tentei uma receita de pão que vinha na panificadora mas ficou horrível! Obrigada e parabéns pelo lindo trabalho. Bj

    ResponderExcluir
  21. Christina B.Girodat(lagartinha)7 de setembro de 2013 14:20

    Oi Cláudia, estou encantada com a possibilidade de mudar minha alimentação. Adoro vegetais(alguns amigos em chamam de lagartinha) e legumes. Procuro me alimentar da forma mais saudável possível, não é nada fácil no sentido financeiro, se é que me entende...
    Tenho um sobrinho que é intolerante a lactose, minha irmã é devoradora de tudo que contém horrores de glúten(rs), vive com prisão de ventre. Vou tentar comprar teu livro e dá-la de presente. Ah, tenho também um "sobrinho primo" que tem um tipo de autismo e a mãe dele é cozinheira de mão cheia, só faz guloseimas, talvez dê um pra ela também. O livro é encontrado em qualquer livraria? Ou é vendido pelo site? E qual é o preço? Por favor me responda, virei tua fã.bjos

    ResponderExcluir
  22. Gente, façam sem medo! Acabou de sair do forno o meu pão!
    Confesso que não coloquei fé, pois já tinha feito dezenas de outras receitas ditas maravilhosas, mas o resultado saía sempre bem diferente das fotos ou o sabor era péssimo! Butt... É a melhor receita que já fiz até hoje!!! Parabéns e obrigada, Claudia!

    ResponderExcluir
  23. Olá, boa noite a todos. O meu nome é Ana Teixeira e gostaria de saber se alguém me pode ajudar... Descubri há pouco tempo que além de ser celíaca sou alérgica ao leite e à soja. Por isso, podem compreender que sou "nova" nisto!! Alguém me pode dizer o que é o CMC? Muito obrigada pela atenção e parabéns, o Blog está fantastico!

    ResponderExcluir
  24. Tem postagem no blog explicando tudo sobre o cmc, é só procurar.
    Abçs

    ResponderExcluir
  25. meu filho nao pode comer comidas que contem glútem,,,amei essa receitas vou fazer pra ele,,

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e gastar um pouquinho do seu tempo para escrever um comentário! Eles podem ajudar outras pessoas e encorajá-las a testar as receitas!
Tentarei responder a todas as dúvidas no que for possível. Desejo tê-lo sempre por aqui!
Obrigada mais uma vez :)

Related Posts with Thumbnails