Direitos Autorais

Todas as receitas e fotografias de todas e quaisquer criações incluídas neste blog/site estão sobre a proteção da LEI DO DIREITO AUTORAL Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação. Não copie! Entre em contato: autismoemfoco@gmail.com myfreecopyright.com registered & protected

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição

Meu livro: Autismo Esperança Pela Nutrição
Disponível no www.submarino.com.br

Fotos de Receitas do livro. Todas são diferentes das do blog.

Loading...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ingredientes Básicos - CMC



Resolvi fazer uma postagem sobre o CMC porque ele é um ingrediente chave na minha cozinha sem glúten.

Quando começei a pesquisar receitas sem glúten, sempre via a referência da goma xantana e não fazia a mínima idéia de como encontrá-la.

O glúten é uma proteína presente no trigo (mas não somente no trigo) e que dá maciez e elasticidade as massas tradicionais.
Como as nossas farinhas não tem glúten, os produtos tendem a esfarelar, secar e serem mais densos do que os seus correspondentes com glúten originando produtos massudos e pesados porque a massa não dá liga.
Para tentar minimizar o problema, precisamos de um agente aglutinante e espessante.
É aí que entra o CMC, um produto que desempenha este papel e relativamente fácil de ser achado.
Desta forma os produtos feitos em casa tem um aspecto mais comercial e bem cuidado, equivalendo as suas versões "normais" mais leves e macios.

Eu usava muito o CMC na época de boleira para fazer aquelas lindas coberturas de bolos de casamento. Ele adicionava uma elasticidade tão grande a cobertura que podíamos elaborar verdadeiras esculturas.
Foi então que acendeu aquela luzinha: - E se utilizasse o CMC no lugar da goma?
Deu certo!!

C.M.C é  abreviatura de carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada.
O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água.
O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês.

É levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, é algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento. Foi interessante ler sobre isso após algumas pesquisas, pois notei ao iniciar uma dieta sem glúten que duas fatias de pão pequenas já é o suficiente para saciar a minha fome. Antes da dieta eu precisava de um pão francês inteiro :)

Em grandes cidades como o Rio e São Paulo, é possível achar o CMC a granel, rende mais e é bem mais barato, em lojas como a Casa Pedro http://www.casaspedro.com.br/ .
É assim que compro e estoco como na foto acima.

Em cidades menores é possível achar o CMC comercializado pela arcolor http://www.arcolor.com.br/ em lojas que vendam material para boleiras e produção de doces.
Caso não saiba onde encontrar em sua cidade, entre em contato com a empresa pelo 0800-7090788 ou mande um e-mail para vendas3@arcolor.com.br  . A Luciane, uma amiga do blog, foi informada em onde exatamente poderia achá-lo próximo de seu domicílio, através do e-mail.

Em Portugal, onde tenho muitos leitores, a dica é a mesma: procure tanto o CMC como a goma xantana, em lojas que vendem material para a produção de bolos e doces.

Aqui vão alguns links:

- A Loja dos Cozinheiros: www.alojadoscozinheiros.com
- Casa de Bolos: http://www.casadebolos.blogspot.com/
- Capri: http://www.capri.pt/

Eu utilizo o CMC em todas as receitas de pães e em muitas das receitas de bolos e biscoitos.
Então se vocês quiserem reproduzí-las em suas casas, vão precisar deste ingrediente e é melhor providenciá-lo logo.

O legal do blog é que as postagens podem ser atualizadas sempre que for necessário.
Desde que postei esta mensagem descobri onde comprar a goma xantana online. Para quem tem problemas de achar o CMC mesmo com todas as dicas, a opção que sobra é comprar a goma xantana neste link ou na Sabor Alternativo, eles enviam pra qualquer parte do Brasil.

Não tem jeito, ou usa um, ou usa outro, nas mesmas quantidades.


Até mais!

106 comentários:

  1. gostaria de saber qual a dosagem para usar o CMC em uma receita de pão.pq os pães que tenho feito não sairam bons, ficam massudos.

    ResponderExcluir
  2. Nilmário, o segredo de um bom pão sem glúten não está só no CMC, mas nas proporções dos ingredientes da receita em geral, da quantidade de líquido, de quanto e como ele é batido,assado e esfriado...
    Aguarde um pouquinho que vou colocar receitas de pães aqui.
    Uma companheira está fazendo a receita do pão de rabanada para uso diário. Pode ser uma boa pra você. É só assá-lo em forma de pão médio comum.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Claudia vc é uma gênia!!!!!!!esse blog é uma benção!!!rrsss...... e o livro!!!eo livro?!?!?!?!?!?!?!? beijocassssss

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Raquel!!!!

    Vcs saberão tudo sobre o livro aqui pelo blog. É só mais um pouquinho, passa rapidinho :)

    bjssss

    ResponderExcluir
  5. Cláudia foi uma bençãos acessar este blog. Querida tem 6 meses que não sei o que comer um PÃO. Peguei a sua receita de Pão sem Gluten porem não consigo encontrar o CMC.
    Um grande abraço!

    Elaine Itabira MG

    ResponderExcluir
  6. Claudinha, vc como sempre um espetáculo!!! Está show o seu blog..até eu consegui fazer o bolo de limão! E ficou fofinho!! vc acredita?!!!
    Parabéns pelo trabalho maravilhosos que tem feito! Tô com saudades amiga!
    Bjs!
    Eloah

    ResponderExcluir
  7. Eloah mia fia, até vc fazendo bolo fofinho ?! Então esse blog tá fazendo milagre mesmo kkkkkkkkkkk
    Saudades de vc tb :)
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Será que me pode ajudar? Desconheço o que seja CMC e como o encontro em Portugal... obrigada. Patrícia (doente celíaca)

    ResponderExcluir
  9. Patrícia, CMC é carboximetilcelulose,uma goma derivada da celulose que uso aqui no Brasil em substituição a goma xantana que é raro encontrar por aqui. Acredito que vc o encontrará nos mesmos tipos de lojas daqui, ou seja, lojas que vendam produtos para a confecção de bolos e doces.
    Vc encontra goma xantana por aí?
    Se encontra, use-a do mesmo jeito que é indicado o CMC nas receitas.

    Abçs

    ResponderExcluir
  10. Pois é Claudinha..
    Se eu consegui, qualquer um consegue!!!kkkkk
    Realmente o CMC faz muita diferença!!
    Hoje fiz uma receitas daquelas antigas que vc enviou pelo email, mas fiz salgado e coloquei o CMC.. ficou liinndo, fofinho e gostoso!! Agora me empolguei..hahaha!!!
    Gente é verdade..vcs conseguem!!!!!
    OBRIGADA CLADINHA POR ME TIRAR O TRAUMA DA COZINHA!!!!!!!!!!!!!SÓ VC SABE O QUE ESTOU FALANDO!!HEHEHE!!
    Bjs!
    Eloah

    ResponderExcluir
  11. Olá Claudia! Na busca de pães de arroz integral, sem o glutem, descobri o seu blog.Comecei a ler e achei muito bom, mesmo! Atualmente uso a base para sorvetes como agente "fofante" das receitas sem glutem! Mas para a minha surpresa vi que vc. usa o EMC em suas receitas!òtimo, já conhecia algumas utilidades para o EMC, mas esta é nova!!Muito legal!! Vou experimentar as receitas de seu Blog e te digo depois!! Bjs....

    ResponderExcluir
  12. Bah, aqui ond moro naum encontro nem CMC nem goma xantana!!! Será q tem algo q possa substituir????? Help!!!!!!!!!!!! Luciana

    ResponderExcluir
  13. Oi Luciana,
    Vc já entrou em contato com a arcolor por todos os dados que estão aqui no post pra saber onde vc pode achar na sua cidade e já ir direto lá ?!
    Se já entrou e mesmo assim não existe vendedor de CMC na sua cidade, pergunte a eles pela cidade mais próxima. Ou compre a goma xantana pela internet no link que tb está neste post.
    Abçs

    ResponderExcluir
  14. Adorei o blog, ando desconfiada que lactose e glutem estão me causando problemas digestivos...fiquei 3 dias sem tomar leite e sem comer pão, biscoitos e afins...só consumi rosquinhas de milho e amido, (eu inventei uma receita..rrsrsr... ficaram meio esfarelentas mas gostosas...)foi aí que resolvi pesquisar umas receitas de pães sem glutem (adoro pão)e encontrei seu blog...maravilha!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Claudia, a milagrosa dos celíacos.
    Estou adorando seu blog com estas receitas maravilhosas, que logo de cara, nos deixam com agua na boca. Tenho 1 sobrinha que mora em SP e esta com esse problema, sem glutem e sem derivados de leite. Vou tentar achar na grande cidade de SP esse maravilhoso CMC ou a goma xantana. Estou atenta para ser a 1ª da fila a comprar seu livro abençoado. Que voce continue a aperfeiçoar nossas receitas. Bjos e fica com Deus. MARIAZINHA

    ResponderExcluir
  16. Olá Claudia!!! Que prazer enorme axar seu blog. Spu nutricionista, atendo em clinica particular e em uma APAE, onde temos pacientes com diversas especialidades. Quero muito adquirir seu livro e com certeza terei pacientes interessados. Sou de Adamantina interior de SP. Me mande um exemplar de seu livro, e diga como pagar. Atenciosamente. Luciana

    ResponderExcluir
  17. Oi Luciana, obrigada pelo carinho! Espero que as receitas ajude mt os seus pacientes. Meu livro estará a venda nas livrarias Saraivas e Nobels.
    Abçs

    ResponderExcluir
  18. Ola Claudia estou maravilhada com seu blog. Ainda não comprei o livro mas esta semamna já vou atraz pra comprar. Trabalho na APAE de Florianopolis e tenho que realizar varia receitas especiais para os alunos e vc tem receitas maravilhosas.Estou feliz pelas suas ideias.
    Feliz Pascoa e que Deus te abençõe.
    Grande beijo
    Geide

    ResponderExcluir
  19. Minha cara Claudia, adorei o livro e as receitas. Gostaria de saber qto vc coloca de cmc para substituir 1 colher de sopa de goma xantana.Tenho algumas receitas com a goma xantana,e gostaria de colocar o cmc,ja que é mais facil de encontrar.
    Obrigado
    Parabens!!!
    Sonia

    ResponderExcluir
  20. Olá Sonia, eu substituo a goma xantana pelo CMC de igual pra igual. Mas nunca tive receitas onde é necessário 1 colher de sopa, pode ser mt.
    No livro tem uma tabelinha da quantidade de CMC p/ cada xícara de farinha em pães, bolos e biscoitos.
    Abçs

    ResponderExcluir
  21. Cláudia, meu filho Gabriel está no espectro autista, tem uma constipação horrível e eu descobri suas idéias através do terapeuta dele....Amei...Só tem um probema, eu trabalho o dia todo e muitas vezes fica difícil elaborar as receitas...Mas de qualquer forma, parabéns pela iniciativa...Tem ajudado muitas famílias...Vc tem algumas receitas rápidas e práticas para uma mãe assim como eu?!?!?!?!
    Há vi os vídeos do Maurício, ele é uma graça...Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi mãe do Gabriel!
    Eu já estava pensando mesmo em colocar um marcador para as receitas rápidas, já tem algumas aqui no blog, vou agrupar todas em um tópico só, facilita né?
    No livro tb tem receitas mt fáceis que vc faz rapidinho.
    Os bolos dá pra fazer em formas menores como eu faço e congelar, os pães tb.
    Tem jeito!!!

    Abçs

    ResponderExcluir
  23. Cláudia, querida,

    CMC e "liga neutra" usada para sorvetes são a mesma coisa? Ou seja, tem o mesmo efeito? Pergunto porque moro no interior e não consigo encontrar simplesmente CMC. Mas encontro a tal liga-neutra que às vezes tem amido+açúcar+CMC e outras vezes tem apenas açúcar e CMC...
    Obrigada pelas maravilhosas dicas e receitas.

    ResponderExcluir
  24. Olá anônima :)
    Não, CMC e liga neutra não são a mesma coisa. Liga neutra é uma mistura que leva CMC, mas não sei a porcentagem usada, então não sei qual a quantidade que vc deveria usar nas receitas. Certamente deverá usar uma quantidade maior, mas não sei te dizer quanto e nem se irá produzir o mesmo efeito.
    Tb te respondo o mesmo que respondi pra Luciana: Vc já entrou em contato com a arcolor por todos os dados que estão aqui no post pra saber onde vc pode achar na sua cidade e já ir direto lá ?!
    Se já entrou e mesmo assim não existe vendedor de CMC na sua cidade, pergunte a eles pela cidade mais próxima. Ou compre a goma xantana pela internet no link que tb está neste post.
    Hj tb com a internet, tem a opção de vc pedir ajuda a algum amigo que tenha em sua cidade para te mandar.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fiz uma torta sem glútem e sem leite, não tinha na cidade o cmc e acabei usando a liga neutra q comprei em uma sorveteria. Resultado: minha torta foi para o lixo!! A aparência ficou ótima, mas o sabor ficou horrível. Encomendei o cmc de uma cidade vizinha e já chegou, vou esperimentar e depois falo com vocês, pois a massa leva uns temperos que dão um sabor todo especial.

      Excluir
  25. Cláudia,
    Sou sua chara de Pernambuco, mãe do Arthur. Não sei se vc lembra, mas te mandei um e-mail nas vésperas do lançamento do seu livro te pedindo para me informar o preço. E como meu filho tem Irmãos aí no Rio, vc recebeu a Kelli é filha do meu marido Alexandre (Irmã do Arthur), e vc fez uma dedicatória em nosso nome. Primeiramente quero te agradecer pelo carinho a todos nós, pais sensibilizados assim como vc, e te parabenizar por este trabalho magnífico e dedicação em nos passar suas experiências com esta culinária. Estou lendo e estudando seu livro e pretendo pô-la em prática o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  26. Adorei!!!
    Não sou celiaca, mas sempre procuro por uma alimentação melhor, Obrigado pela contribuição e Parabens, pelo bem que voce faz em postar as rceitas.
    Deus abençoe
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  27. claudia tenho uma amiga que tem o filho com problema, é alergico ao leite soja e ovos preciso de ajuda para faZER ALUMAS COMIDINHAS GOSTOSAS PARA ELE !!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Claudia, minha xará de Pernambuco!
    Lembro da irmã do Arthur sim e achei lindo ver uma moça tão dedicada pelo irmãozinho, mt bacana! Espero que o livro ajude mt o Arthur e toda a família!
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Cristiane, aqui no blog e no meu livro é fácil vc encontrar várias receitas p/ ajudá-lo, basta saber procurar :)
    Todas as receitas não tem leite e vc só usa o leite de soja se quiser. Existem vários leites vegetais: os de arroz e de coco são os mais usados dependendo da receita e pode substituir algumas vzs até mesmo por água ou suco.
    Na coluna do lado direito do blog tem os marcadores de receitas e lá tem: receitas sem ovos.
    Pronto! está resolvido o seu problema!
    Abçs

    ResponderExcluir
  30. Sonia Teixeira Lopes31 de maio de 2010 20:40

    olá Claudia, meu nome é Sonia, vi uma materia sobre o seu trabalho em uma revista, gostaria de parabeniza-lá pela dedicação a seu filho, que Deus lhe abençoe hoje e sempre. Eu tambem comecei a fazer uma mudança na alimentação da minha família a 3 anos, porém uso o metodo do biotipo, voce já ouviu falar? Eu comecei este tratamento pois tinha muita enxaqueca e aos poucos os meus filhos e meu marido tambem vao se adaptando, nao é nada fácil pois este tratamento determina um tipo de alimentação para cada biotipo, existem 4 biotipos e cada filho meu (TENHO 4 FILHOS) tem um biopito diferente do outro, mas está sendo muito válido temos obtidos excelentes resultados com a mudança na alimentação, e me interessei muito pelas suas receitas uma vez que meu filho mais novo, meu marido e minha filha, tambem nao podem consumir produtos que contenham gluten, nem produtos de origem animal.Eu e os outros dois meninos precisamos exatamente do contrario trigo e produtos de origem aninal, com exceção do leite que segundo este tratamento nao é digerido pelo organismo humano, somente o leite materno e o de soja mas este é usado apenas para o biotipo pulmonar.Mais uma vez meus parabens pela sua dedicaçaõ ao seu filho isto é muito lindo. Fique com Deus. Um abraço. Sonia

    ResponderExcluir
  31. Olá, Cláudia.
    Você não imagina a benção que é ter acesso às informações que vc nos passa. Minha filha tem um grau mais leve de autismo e faz cinco meses que não come glúten.Ela tem apenas dois anos. Está se desenvolvendo desde que o tirei da alimentação dela. Mas, ela adorava comer pão e não aceita pão sem glúten. Vou experimentar a sua receita, cheia de esperança de que ela se adapte. Mas, quero te agradecer pela generosidade de compartilhar essas informações com outros pais. Deus abençõe a vc e sua família e que seu filho seja cada vez mais feliz. Obrigada,Samira.

    ResponderExcluir
  32. Oi Sonia, eu não conheço essa dieta do biotipo. Vou procurar saber.
    bjs e obrigada pelo carinho :)

    ResponderExcluir
  33. Oi Samira, desejo mt saúde e uma vida plena p/ a sua pequena! Tomara que ela goste das minhas receitas :)
    Mas eu costumo dizer que se ajudar só com uma, eu já to feliz :)
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Oi Cláudia,
    Vi sua reportagem na revista Máxima e quero desde já te parabenizar por esta força. Que Deus te abençoe muito. Tomei a liberdade de colocar seu blog no meu (bordandocarinho.blogspot.com).
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  35. cristiane bleasby21 de junho de 2010 20:33

    oi claudia, gostaria de saber se agua aguar faz o mesmo efeito do cmc?
    Já encomendei do sabor alternativo, mas é que hj estive num lugar e perguntei sobre cmc e goma xantana, e eles me disseram que aguar aguar faz o memo efeito.
    Estou na duvida, não conheco o produto.
    um abraço
    cris

    ResponderExcluir
  36. Oi Cristiane, dizem que agar agar faz o mesmo efeito, mas nunca testei.

    bjs

    ResponderExcluir
  37. Oi Claudia, adoro o blog, muita inspiração e sugestões preciosas !!!
    Uma dúvida, a goma Agar agar da arcolor pode ser usada no lugar do CMC?

    ResponderExcluir
  38. Oi Cláudia, tenho utilizado o CMC e estou adorando. Apenas para conhecimento, localizei um site que comercializa a goma xantana, ou mellhor, um mix de xantana e guar (http://www.saboralternativo.com.br/index.php?iddetalhe=135). A mistura para a farinha sem glúten seria 200grs. de farinha de arroz, 200grs. de polvilho doce e 2 colh. (de chá cheias) de goma xantana ou do mix de xantana e guar. Abraço.

    ResponderExcluir
  39. Olá Claudia. Sou Flávia mãe do Mateus de Itararé-SP, estou iniciando a dieta SGSC com meu filho,já comprei seu livro que está me ajudando nesta caminhada.Obrigada pelas dicas.O leite de coco pode ser os industriais que encontamos no mercado , de garrafinhas? Até mais Beijos Flávia

    ResponderExcluir
  40. Oi Flávia, pras receitas até dá pra usar o leite de coco se vc preferir pela praticidade, mas para beber não. Faça o caseiro, o gosto é mais suave e sem nenhum aditivo.

    Abçs

    ResponderExcluir
  41. Olá, tenho uma dúvida: CMC é a mesma coisa que emustab?

    ResponderExcluir
  42. Olá Cláudia

    Meu nome é Maria Danielle e tenho um filho de 6 anos com transtornos de autismo e que nais recentemente foi também diagosticado com TDHA... Estamos a 20 dias sem leite e tenho tentado ao máximo diminuir o glúten, parece até outro menino, está mais atento e menos irritado, seu blog está salvo no meu PC pq ele me SALVOU! Antes era uma luta diária hoje vivo mais tranquila... Sucesso!

    ResponderExcluir
  43. Gracias por explicarnos lo que es el CMC, no lo conocía y gracias a Rita http://diadadonadecasa.blogspot.com/ (que me ha mandado un paquete de goma xantana y otro de CMC) ya sé cómo podría usarlo. No conocía el CMC.

    Un saludo
    Marisa

    ResponderExcluir
  44. Cláudia, tenho uma bebe de 10 meses, alergica a proteina da vaca, proteina de soja, ovo, leguminosas, corantes, frutas cítricas, milho, aveia e estou suspeitando de trigo.

    Suas receitas tem sempre presente o CMC, voce sabe se posso utiliza-lo sem medo para ela? Vi que abserve água, faz isso no intestino tambem? É que ela tem muita tendencia a constipação.

    Aguardo um retorno. Suas receitas é a possibilidade real de poder variar alimentação da minha pequena.

    Grande abraço e parabéns pelo lindo filho e linda família!

    ResponderExcluir
  45. Ana Paula, pode usar o CMC é levemente laxante, mas eu te aconselho a evitar. 10 meses, é tão bebê ainda!
    Tem várias receitas no blog que o CMC não é utilizado, procure nos marcadores de receitas sem ovos. Para o problema de constipação, tire o trigo rapidamente e tenho certeza que vc verá melhoras.

    Abçs

    ResponderExcluir
  46. Bacilla, CMC e emustab tem funções completamente diferentes.
    Abçs

    ResponderExcluir
  47. Olá Cláudia!!! Meu nome é Daniela e tenho dois filhos alérgicos a leite de vaca, ovos, tomate, camarão e peixes... estava muito perdida sobre o que cozinhar aqui em casa... e foi procurando uma receita de molho branco sem leite que descobri seu blog. Meu filho tem 5 anos e minha filha apenas 8 meses. Obrigado por prestar estas informações de uma vida mais saudável!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  48. Olá, sou de Portugal e ando desesperada à procura de receitas sem glúten. Tenho uma gastrite crónica que teima em não curar. Descobri que há imensas pessoas a sofrerem de gastrite e úlceras sem saber que o que as provoca é a intolerância ao glúten. Já gastei imenso dinheiro em privado,questionei-o sobre esse assunto, mas a comunidade médica de cá ainda não está sensibilizada para este tema, muito menos os nossos supermercados. Assim pretendo eliminar o glúten da minha dieta para ver se melhoro. Mas só encontro receitas brasileiras. Não consigo encontrar as gomas de xantar ou guar em lado nenhum, ou mesmo o C.M.C.
    Já tentei fazer pão caseiro,tenho panificadora, mas sai tudo requeijado e completamente duro. Nem sequer cresce. Há alguma dica que me possam dar para sobreviver a esta cultura anti farinhas sem glúten dos supermercados portugueses? HELPPPPP.

    Cumprimentos Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila td bem? Morei em Portugal por 6 anos e é bem fácil encontrar os ingredientes que você precisa no Celeiro, na Miosótis ou outras lojas parecidas. Um abraço, Letícia

      Excluir
  49. Olá Mila,

    Penso que o primeiro passo é consultar um bom Gastro. Sugiro-lhe o meu Dr. Paulo Ratilal da CUF Descobertas. Ele conseguirá aconselhar-lhe qual a melhor dieta para o seu problema. Aconselho-a a não fazer mudanças até fazer uma consulta com ele bem como eventuais exames que lhe serão prescritos.

    Sobre as receitas sem glúten que procura há diversos blogues em português e também a página de Facebook da Associação Portuguesa de Celíacos. Curiosamente nessa página foram hoje publicados links para lojas que vendem Goma Xantana e CMC.

    Felizmente os supermercados portugueses começam a aumentar a oferta de produtos sem glúten como o Continente, no entanto existe uma maior variedade em lojas como o Celeiro Dieta e online em sites como o da Glutamine.

    Alguma questão ou dúvida em que possa ajudar esteja à vontade para me contactar. O meu email é: 100gluten@gmail.com

    Uma boa semana,
    Marta

    ResponderExcluir
  50. Obrigada pelo seu Blog Claudia. Muitas coisas boas tem acontecido em minha vida depois que descobri minha intolerância ao glutém, pena que os médicos não saibam diagnosticar e tenhamos que descobrir sozinhas.
    Bejo
    Penha Schirmer

    ResponderExcluir
  51. Olá. Li seu post sobre CMC e adorei. Agora tenho uma dúvida. Posso usá-lo para endurecer ganache? Um beijo e obrigada.
    Paula!!

    ResponderExcluir
  52. oi, gostaria de saber se encontro este CMC em Porto Alegre!!!Obrigada

    ResponderExcluir
  53. adorei seu blog sempre que poder entrarei nele. estava procurando dicas de algo com farinha de arroz. você pode me ajudar? muito obrigada que deus abençoe você e seus filhos.

    ResponderExcluir
  54. Olá, minha irmã está com doença de chron e tem uma dieta muito rigorosa. Nada de gluten, lactose, gordura, e por enquanto, soja. Ela está internada há quase um mês e no hospital come basicamente tapioca com becel e frango com batata. Tentando diminuir a angústia dela, fomos procurar receitas sem gluten/lactose/soja e achamos seu blog. Ela até ficou feliz ao ver que pode comer alguns doces quando voltar pra casa, sem ser gelatina, que ela não aguenta mais. =) Muito obrigada pelas receitas!

    ResponderExcluir
  55. Isabel, praticamente todas as receitas do blog levam farinha de arroz, é só ir pra cozinha agora!

    Abçs

    ResponderExcluir
  56. Oi Raquel, saúde pra sua irmã e com certeza com as minhas receitas a dieta dela não será monótona e mt menos sem sabor :)
    No meu livro tb tem várias outras!

    Abçs

    ResponderExcluir
  57. oi claudia,td bem? gosto mt de suas receitas,amanhã mesmo vou preparar um pãozinho. Eu procuro receitas como as suas pq gosto de fazer coisas novas e audáveis. Q deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  58. pode encontrar tambem em www.parabolos.pt tanto a goma de xantana como o cmc e outros ingredientes

    ResponderExcluir
  59. A cada nova postagem, tenho vontade de experimentar a receita e de comentá-la.Aqui não é fácil de encontrar goma xantana e tenho experimentado o CMC. Só não sei ao certo a proporção a ser usada, mas estou no caminho certo.
    Obrigada!
    glutenfree-tudosemgluten.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Regina, a quantidade de CMC ou goma xantana é intercambiável, ou seja é igual tanto pra um quanto pra outro.

    Abçs

    ResponderExcluir
  61. Olá Claudia! Tenho uma filha que tem alergia ao leite de vaca e seu derivados e gostaria de saber se posso colocar nas receitas q faço esse cmc se ela pode comer.

    ResponderExcluir
  62. Em Curitiba/PR encontra-se o CMC no O MUNDO DAS CONFEITEIRAS na Avenida Sete de Setembro, 1955 - Curitiba - PR - (41) 3013-2220 e 3363-2021.

    ResponderExcluir
  63. Oi Claúdia!Esta receita parece bem fácil em se fazer e mais importante ainda nutritiva!Tenho também um filho autista,de 15 anos que gostaria de aos poucos ir mudando sua alimentação e como ele gosta muito de pão,porém tem muita prisão de ventre e evito assim dar para ele.Acredito então que este pão ele poderá comer, assim como toda a famíla!Bjos e gostei muito do blog!

    ResponderExcluir
  64. Cláudia, meu nome é Cristina e tenho uma filha de 6 anos que tem Esofagite Eosinofilica - alérgica a trigo, leite, soja, tomate e amendoim... descobrimos há 3 semanas e iniciamos medicamentos e restrição alimentar... fiquei meio perdida sem saber o que fazer, afinal tentamos sempre fazer com que comam de tudo e de repente temos que retirar!!!
    Enfim... escrevo pra dizer que sem vc, seu livro, seu blog eu seria uma mãe desesperada - saiba que mesmo sem me conhecer, vc me ajudou muito!!!
    Obrigada obrigada obrigada!!! Muito obrigada!!!
    Cristina

    ResponderExcluir
  65. Oi Cristina!!
    Mt obrigada por me dar um retorno e me deixar saber que faço parte da sua vida :)
    Grd bj!

    ResponderExcluir
  66. Olá gostaria de saber se substituo o CMC pela goma xantana na mesma proporção, por exemplo no chocotone posso colocar a mesma medida de goma xantana no lugar do CMC?

    ResponderExcluir
  67. creme vegetal é o mesmo que margarina??

    ResponderExcluir
  68. Renata, CMC pode ser substituido por goma xantana na mesma proporção e vice-versa, isto já foi respondido na página de substitutos, recorra a ela sempre que tiver dúvidas.
    Creme vegetal é o mesmo que margarina sem leite. No Brasil só a Becel.

    Abçs

    ResponderExcluir
  69. Ola Claudia
    Estou a escrever de Portugal, chamo-me Alzira e apesar de sofrer dos sintomas desde que me conheço como gente e idas aos medicos, nunca nenhum levou para possivel intolerãncia ao gluten.Pelo que eu por iniciativa e depois de muita pesquisa iniciei regime alimentar sem gluten e os sintomas tão incapacitantes e dolorosos desapareceram!!
    E a prº vez que visito o seu blog, mas estou a gostar muito, e acho que é uma grande valia.
    Sendo a prª vez que consulto ainda não experimentei nada, mas já obtive informação valiosa pois descobri pq é que os meus pães ficam autênticos tijolos!!! falta~lhes o tal CMC!! Mas pode dizer-me qual a tradução do C.M.C.? Para explicar quando for comprar e não ficarem com cara de espanto a olhar para mim!!
    Continue a ajudar-nos por favor e mais uma vez OBRIGADOOOOOOOO pelo blog

    ResponderExcluir
  70. Alzira, leia novamente com atenção a postagem do blog. Tudo o que vc precisa saber sobre o CMC está nela.
    Abçs

    ResponderExcluir
  71. Cláudia, eu gostaria de compartilhar que consegui comprar CMC pela internet no seguinte site: http://www.armarinhosantacecilia.com.br/c.m.c.-desumidificante-espessante-50g./CMC50/64/3495/&m=QS&qsf=0&qs=cmc
    Grande abraço!
    Sou grata!
    Rosana

    ResponderExcluir
  72. oi cláudia!
    parabens pelo blog!
    eu sou adepta da cozinha natural, então fiquei intrigada em saber ao certo se essas substancias são nocivas à saúde..
    beijos,
    Thais

    ResponderExcluir
  73. suas informaçãoes me foram bem uteis, meu filho é alergico ao gluten trigo e soja gostaria que me informasse se o CMC tem soja? porque ele me pede pão uma amigfa ja me passou receitas com liga neutra e emulsificante encontrei mas os mesmos contem soja, o CMC é diferente , e tbem como faço para adquirir o livro de receitas? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CMC não tem soja. Vc pode comprar o livro nas livrarias Saraivas e Nobels, se não tiver é só encomendar. Pode tb comprar pelo site www.submarino.com

      Excluir
  74. OLAAAAAAAAAA, ACABEI DE DESCOBRIE ESTE LINK.. ADOREI E OBRIGADA POR COMPARTILHAR TUDO... BJOS

    ResponderExcluir
  75. Olá sou de São Paulo quero saber onde encontrar cmc , adoro as receitas e preciso fazer pão pois sou silíaca descobri agora este ano encontrei este blog e adorei me ajuda muito ,para minha alimentação, agradeço pelas receitas e dicas, a respeito deste problema que é sério ,vou divulgar para minhas amigas ,pois conheço mais pessoas silíacas, muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  76. Oi tudo bom !!! Ja li tudo que vc tem no seu blog meus parabens !!! tudo fantastico, informacoes que nao encontrei em livros e nem na minha faculdade. Morro no Mexico (df) e estou tentando fazer paes sem gluten, ovo e leite .... mas nao cresce fica mto seco e duro hahahaha. Li sobro a CMC, vou procurar aqui, estou usando farinhas feitas por mim mesma... nunca tinha feito pao , ja vou no 3 e nao fica. Fiz farinha de Quinoa, de banana verde, linhaça, chia, coloquei sal, açucar , royal e oleo de coco extra virgem .... :( que ta errado ????
    Meus parabnes. Seu livro nao tem em espanhol???? Queria dar um de presente ao meu cunhado, ele tem um filho autista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não tem experiência, siga uma receita a risca. No México talvez seja mais fácil vc achar goma xantana que faz o mesmo efeito do CMC.
      Abçs

      Excluir
  77. O que costuma ser mais barato? A goma xantana ou o C.M.C.?

    100g da goma pra mim com o frete sai a 48,70 no Gastronomylab, ainda não encontrei quanto seria o C.M.C..

    ResponderExcluir
  78. Oi Claudia , meu nome e Andrea. Uma amiga, que nao e celiaca, fez uma dieta sem gluten e sem lactose e, alem de ter emagrecido bastante, relatou uma melhora geral no seu estado fisico. Vou comecar a fazer a mesma dieta pra ver se os sintomas da minha renite alergica melhoram e emagreco tambem. A minha pergunta e se o xylitol pode ser substituido pela sucralose do tipo culinario. Obrigada e Parabens pelo se trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, nunca usei sucralose, vc vai ter que testar. Se der certo, nos avise :)
      Abçs

      Excluir
  79. Olá Claudia!
    Parabéns pelo blog, pelo livro e por compartilhar tantas informações.
    Tu usas o CMC já diluído na receita ou adicionas ele em pó mesmo?
    Obrigada
    Abraço
    Greicy

    ResponderExcluir
  80. Olá Claudia, tenho uma dúvida, qual ingrediente normal pode ser usado no lugar do CMC? Estou fazendo uma dieta funcional, minha médica me passou seu blog para receitas.

    ResponderExcluir
  81. oi querida, vim conhecer e adorei seu blog...

    ResponderExcluir
  82. Olá, Cláudia.
    Adorei conhecer seu livro...

    As receitas são maravilhosasss... Folheei algumas e tive vontade de testar todas, hahaha, mas vou testanto aos poucos :)

    Como percebo que algumas pessoas têm dificuldade para fazer bolos, pela falta de tempo, gostaria de deixar aqui uma dica para deixar ou manter o bolo crocante, quando descongelado. É só descongelar numa sanduicheira, aguardando ao 2º sinal da sanduicheira... Fica muito bom, até mesmo aqueles bolos que não ficaram tão fofos quando prontos... aliás, principalmente esses, hehehe...

    Luciana Barbosa - SC

    ResponderExcluir
  83. Olá Claudia, descobri seu blog hoje e corri dirto na livraria e comprei seu livro. Acho importante investir em algo tão valioso como o seu trabalho.
    Eu ja sabia que tinha intolerancia a loctose, e agora pareceque estou com intolerancia ao gluten (estou fazendo exames), e já tirei da dieta.
    Tenho tido muita diarreia após algumas refeições, por isso pergunto, pela sua experiencia, o que seria melhor para não provocar diarreia, CMC ou a goma xantana ?
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alexandre!
      O CMC costuma ser mais tolerável.
      Abçs

      Excluir
  84. (...) Sei que alguns conservantes e corantes citados acima são naturais, porém há outros ingredientes não tão indefesos assim, como a goma xantana, que, segundo a Anvisa, pode causar asfixia.

    Ainda sobre a goma xantana, em 2004, a Comissão das Comunidades Européias decidiu “suspender a colocação no mercado e a importação de miniembalagens de gelatina contendo os aditivos alimentares E 400 (ácido algínico), E 401 (alginato de sódio), E 402 (alginato de potássio), E 403 (alginato de amônio), E 404 (alginato de cálcio), E 405 (alginato de 1,2-propanodiol), E 406 (ágar-ágar), E 407 (carragenina), E 407a (algas Eucheuma transformadas), E 410 (farinha de semente de alfarroba), E 412 (goma de guar), E 413 (goma adragante), E 414 (goma arábica), E 415 (goma xantana), E 417 (goma de tara) e/ou E 418 (goma gelana)”, como forma de “proteger a saúde humana”.

    Leia no site:
    http://fitoenergetico.wordpress.com/category/fique-alerta/page/3/

    ResponderExcluir
  85. oi..gostaria de saber se o cmc e a mesma coisa que a goma xanota e se e a mesma quantidde usada nas receitas

    ResponderExcluir
  86. Olá, Claudia. Cheguei ao teu espaço (e já assinei a newsletter) porque uma leitora de meu bolg, Receitas de todos nós, me perguntou se poderia fazer pães sirios com farinha sem glúten.
    Como sou apenas alguém que ama cozinhar e nuna teve restrições alimentares, fui pesquisar e te achei e fiquei aqui.Já coloquei alguns links para teu blog na postagem em questão, Pão sirio com fermento natural.
    E agora te pergunto: você tem alguma receita de pão sirio? Quero experimentar, para meu consumo proprio e para colocar em meu blog, ampliando o leque de opções de meus leitores.
    Já estou selecionando receitas para testar (gosto de fotografar os detalhes).
    Desde já, meu muito obrigada.
    Parabéns pelo blog. Acho muito importante pesquisar, experimentar e criar, e foi esta a imagem que você me passou.
    Beijos, Gisa.

    ResponderExcluir
  87. Por favor, Carlos Alves ou alguém que saiba, a goma guar e o cmc são perigosos também como a goma xantana?

    Agradeço por informar.

    ResponderExcluir
  88. Sou padeiro artesanal em Petrópolis, R.J., professor de panificação pelo SENAC RJ, especialista em pães de todos os tipos e culturas. O CMC pode ser substituído pela Goma Xantana em igual proporção, porém a Goma xantana é muito mais cara e difícil de se encontrar. Bem, devemos utilizar 3 a 4 gramas de CMC por cada 500 g. de farinha sem glúten. Uma boa mistura de farinha sem glúten deve conter Farinha de Arroz ( 60 a 70 % ), farinha de milho ( 10% ), féculas de mandioca ou batata ( 10 % ) e farinhas escuras ou mistas como maracujá, linhaça, banana, amendoim ( 10% ). É importante ao fazer pães sem glúten, atentar para a necessidade de amaciar ao máximo os pães. Isto se consegue com adição de adoçantes como mel, açúcar, melado, açúcar mascavo, pode-se adicionar para cada quilo de farinha 4 ovos e 4 gemas ( as gemas contêm lecitina de soja que ajuda sobremaneira o amaciamento ), deve-se utilizar 10 g. a 15 g. de fermento biológico seco para cada quilo de farinha pronta, deve-se hidratar bem a massa ( ela fica como massa de bolo ) e deve-se acrescentar alguma gordura ao final. Manteiga sem sal ou óleo. Deve-se descansar a massa por uma hora a uma hora e meia, untar as formas e enfarinhar claro, com a farinha sem glúten e deve-se colocar a massa com muito cuidado na forma e deixar crescer até que chegue ao topo da forma. Importantíssimo: Na hora imediata de se levar o pão ao forno, selar o TOPO da massa com uma finissima camada de água. Isto evitará muitas rachaduras no pão e dará maior firmeza ao mesmo depois de pronto. E deve-se por fim gerar um vapor no início do forneamento pulverizando bem as paredes e o topo do pão por 5 vezes. Feche a porta do forno e forneie por dez minutos em forno alto 170 graus. Depois abaixe para 140 Celsius e forneie por mais 25 minutos em média para uma forma de bolo Inglês de 10 x 20 cm.
    Espero ter podido ajudar!
    Tenho Facebook: Divino Segredo
    Qualquer coisa, só me contactar lá ou no e-mail: divinosegredo@gmail.com
    Abraço
    Ricardo Gonzalez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na composição se falou em farinha de milho... é isso mesmo ou se trata de amido de milho?

      Excluir
  89. Olá boa tarde,sou alérgica a iodo e dióxido de enxofre,sulfitos,posso fazer uso do CMC?Obrigada,seja vc abençoada....

    ResponderExcluir
  90. Prezada Cláudia

    Seu livro e sua história me chegaram às mãos por intermédio de uma aluna do Curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Tenho muito interesse no universo AUTISTA e estou desenvolvendo um projeto de pesquisa para submeter ao programa de doutorado em Saúde Coletiva. Entretanto, quero fazer da minha pesquisa algo factível na vida daqueles que convivem neste universo. Gostaria muito de conhecer suas vivências, anseios, medos e vitórias como mãe e pesquisadora...
    abraços
    profa. Iramaia Bruno
    Nutricionista - profa. UNIFOR

    ResponderExcluir
  91. Achei seu blog enquanto procurava informação sobre o CMC. Amei sua dedicação e suas conquistas.

    ResponderExcluir
  92. Trabalho numa empresa Cerâmica e uso CMC aos quilos, normalmente 75 KG por semana, e é interessante saber que este componente é usado também na indústria alimentícia e nas cozinhas do mundo afora, goma xantana também uso, só que em menor quantidade.

    ResponderExcluir
  93. Olá,

    Estou desesperado em busca dessa resposta, por favor, se puder me ajudar eu lhe agradeço muito:

    Minha dúvida é simples: liga neutra faz mal? Eu posso usa-la diariamente em pequeníssima quantidade (uma pitada) para fazer shake cremoso?

    Obrigado e ficarei agradecido, visto que não acho essa resposta pela web.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  94. Em Porto Alegre-RS a Importadora Química Delaware vende ambas: CMC e goma xantana. Fica na Rua Morretes, 376.

    ResponderExcluir
  95. Tenho "Síndrome de Asperger", tbém conhecida como Autismo Funcional, o q está me ajudando muito é a Neuroacústica. (www.neuroacustica.com) Ela estimula os cérebro direito e o esquerdo e integra os 2. Todos os dias ao acordar ainda deitado coloco meus fones de ouvido e fico escutando por no mínimo 1 hora. Me deixa muito calma e consigo fazer muito melhor minhas tarefas. Agora comprei o livro e já comecei a dieta sem glúten e caseína e com certeza vou melhorar ainda mais.Grata. Rosa.

    ResponderExcluir
  96. Claudia, obrigada por sua generosidade em disponibilizar essas receitas e informações. Moro em Salvador e encontrei CMC no centro da cidade em lojas de artigos para festa. Beijos

    ResponderExcluir
  97. Claudia, Nossa muito bom seu blog, tenho um filho de 4 anos e agora em Abril que ele foi disgnosticado mesmo com Espectro de Autismo, já faz um tempo que percebo que ele é diferente, perto dos 2 anos ele começou a se recusar a se alimentar, agora já faz um ano +/- que ele só se alimenta de Leite com Iogute e dou pediasure como suplemento é o intestino dele nossa só com Muvinlax para funcionar, tenho uma consulta com ele somente em Outubro com o Drº Rogério Rita que trabalha bem neste caminho na dieta sem gluten, caseina e açucar... mas quero começar a uma mudança desde já, o que voçê me indicaria para que eu conseguisse trocar o Leite e Iogurte - o que substitui o Leite????? com certeza seu blog vai me ajudar muito a seguir essa mudança tão importante que preciso inserir para meu Filho. Parabéns. Adriana

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog e gastar um pouquinho do seu tempo para escrever um comentário! Eles podem ajudar outras pessoas e encorajá-las a testar as receitas!
Tentarei responder a todas as dúvidas no que for possível. Desejo tê-lo sempre por aqui!
Obrigada mais uma vez :)

Related Posts with Thumbnails